Festa de Santa Eulália - alegrando fevereiro em Barcelona

Santa Eulália divide o padroado de Barcelona com N. Sra. das Mercês. E daí? Pra qualquer pessoa que não é religiosa (como eu), essa afirmação não chama a MENOR atenção. Mas não podemos esquecer de toda a cena artística e cultural que vem junto, de toda a festa pela celebração das "duas".

A diferença toda é que a Mercê ganha sempre uma semana de festa e a cidade fica toda em festa. Santa Eulália, tadinha, só um final de semana frio. :) Os ventos mudaram!

Sobre a festa

A festa começa hoje, dia 7 de fevereiro e vai até o dia 12. Do jeito que Barcelona gosta, muita atividade ao ar livre agitando esse "inverno" quase primavera que estamos tendo. Tradição, tecnologia, arte e shows de vanguarda se misturarão nestes dias.

Como parte das celebrações, organiza-se o Llum BCN (o evento mais esperado por mim, durante as festas), que é um festival de iluminação urbana que vai transformar as ruas e as praças do centro da cidade. E este ano se estende até o Parque de la Ciutadella ieeei! Já sobre as tradições, vão haver os famosos gigantes, anões, dragões e outros animais de fogo que fazem parte da cultura popular, juntamente com os diabos e os "castellers", na cidade velha. Eu adoro esse imaginário festivo de Barcelona!

Serão mais de 25 espaços e pátios de edifícios cheios de história que foram transformados graças a uma iluminação espetacular. Vale lembrar que este ano, 10 espaços foram adicionados, sendo criação de estudantes de arquitetura. Entre os espaços iluminados estão o Convent de Sant Agustí, Ca l'Ardiaca, a casa Padellàs, o palácio Finestres e o Antic Teatre - são espaços conhecidos aqui em Barcelona, mas que, com certeza, vão valer mais ainda a visita.

Vários dos museus da cidade estarão de portas abertas, como o Centro Cultural del Born, CosmoCaixa, Fundação Joan Miró, Museu Picasso, CCCB, Museu de História de Barcelona, Frederic Marés e vários outros. Pra quem quiser consultar a promação é só clicar neste link

Barcelona convida todo mundo a sair pelas ruas e viver as tradições puras da cidade.

Deixo o vídeo do llum 2013 pra dar mais vontade!

http://vimeo.com/80535420

Para quem quer saber a história da Eulália, aí vai:

"Eulália era uma jovem que cuidava de gansos e morava na vila de Sarrià, quando em Barcelona o governador romano Daciano começou a perseguir os cristão. Decidida a convencer o governador a parar com tal perseguição, e segura de seus dotes de oratória, foi até Barcelona. Daciano se sentiu impotente diante dos argumentos da jovem e considerou tal atitude uma insolência juvenil. Eulália foi presa y como castigo recebeu 13 castigos, justamente a idade que tinha. Foi levada pelada pelas ruas de Barcelona até a cadeia, localizada na rua Arc de Santa Eulália.

Entre todos os castigos, o mais horripilante foi quando seus carrascos a meteram em um barril, cheio de caco de vidro y objetos pontiagudos, e a fizeram rolar ladeira a baixo 3 vezes. Deus a protegeu e não deixou que sentisse dor. O lugar onde isto aconteceu foi na atual rua Baixada de Santa Eulália. Bom, por fim, Eulália foi crucifica, em uma cruz em forma de X, desnuda e em posição constrangedora. Milagrosamente, no momento da crucificação, caiu uma nevada que cobriu o corpo da Santa protegendo-a dos olhares maliciosos dos moradores. Uma vez morta, da sua boca saiu uma pomba branca que se alçou aos céus: era a sua alma. Hoje, os restos mortais de Santa Eulália estão na Catedral de Barcelona. No claustro da Catedral tem uma fonte com 13 gansos, que fazem referência a idade da Santa quando morreu e ao seu trabalho."