La Mercè: a festa abusada de Barcelona

Existem poucas festas que são realmente INCRÍVEIS em Barcelona. Uma delas é a Mercè!

E agora me perguntam o motivo de eu chamar essa maravilha de abusada. É simples, ela quer tudo só pra ela, só pra quando ela passa. Tudo acontece, da arte ao rock, da dança ao vinho, para todas as idades, opções sexuais e raça. E o melhor, tudo de graça!

Quando começo a olhar a programação, fico meio atônita, sem saber o que escolher entre tantas alternativas que acontecem ao mesmo tempo. Poderia dar angústia, no meio da vontade louca de querer ver e participar de tudo; mas o que desperta é alegria de poder participar destes dias de festa.

Festivais de música que parecem um Primavera Sound de graça, dança no parque, arte na rua, torres humanas (castellers), energia. Tudo parece fluir harmoniosamente, mesmo com toda aglomeração que cresce a cada ano. Imperdível se estiver pela Espanha no período próximo ao 24 de setembro, o dia da Mercè, a padroeira da cidade.

Dos meus preferidos estão os fogos de artifício no fechamento, os eventos energizantes no parque da Ciutadella, a catalanices na Plaça Sant Jaume, BAM e shows gratuitos e, claro, a degustação de queijos e vinhos, que estará no Passeig de Sant Joan há 3 anos (agora em 2014). 

“A pasarlo bien sin quemar el bolsillo”.

Para mais informações sobre a programação, que se espalha pela cidade inteira, acessem: http://merce.bcn.cat/es/per-dia/2014-09-17

Vamo nessa!