MEAM e um dia de museu inesperado

Era domingo e o nosso único plano era curtir. Não sabíamos ao certo fazendo o que exatamente, mas seria aproveitar alguma "Barcelona" inusitada.

- Vamos so MEAM? - eu disse, depois de um estalo que me veio.
- O que é? 
- É o Museu Europeu de Arte Moderna. Nunca fui e tampouco sei se é bom ou ruim. Só sei que fica numa das ruelas do Born, numa construção do século XVIII. Ah, é perto do museu Picasso que, seguramente, estará LOTADO hoje. 

Foi assim que começamos nosso domingo invernal: sem muitas pretenções. 

O MEAM foi inaugurado em 2011, no Palacio Gomis, pertinho do Museu Picasso. A construção é bonita e acolhedora, onde o jardim no centro nos convida a descobrir a arte moderna dos séculos XX e XXI.

Ruelas medievais, palácio barroco e arte moderna: só esse contraste já seria o suficiente pra fazer nosso domingo feliz. Porém... o MEAM nos surpreendeu com sua originalidade em pinturas, esculturas e fotografias de artistas ainda não tão conhecidos mundo afora. 

O staff  nos deixou felizes com a gentileza, atenção e conhecimento das obras, o hiper-realismo escultural, o pátio pronto pra ser usufruído e, pasmem, o museu sempre vazio. Não conseguimos entender o último detalhe :( um museu tão original, tão bem pensado. 

Pra que nossa visita se tornasse ainda melhor, decidimos sair para tapear num restaurantezito logo ao lado (Nou Celler), assim tomaríamos um vinho pra inspirar e ainda voltaríamos de barriga cheia. Dito e feito. O MEAM nos inspirou, observamos todas as obras e ainda fizemos nossa análise ultra contemporânea, como mostra a galeria de fotos :P

Aprovado.

Importante: sempre é bom checar o que tá rolando por lá. Há diversos concertos de música que podem ser combinados com uma visita ao museu. 

Museu Europeu d'Art Modern
Barra de Ferro, 5
08003

Tel. (+34) 933 195 693
http://www.meam.es/