Cézanne e a Provença

Cézanne não precisou se dirigir à Provence sem conhecer. Ele nasceu em Aix-en-Provence. Ficou lá até 1861 quando, incentivado por Émile Zola, foi rumo à Paris, abandonando o curso de direito e em busca do sonho de desenvolver a veia artística.

Em Paris, Cézanne conheceu o impressionismo de Camille Pissarro, da Academia Suíça. A partir daí, Pissarro foi o mentor de Cézanne.

Até a morte do pai de Cézanne, durante duas décadas, ele alternava entre Paris, Aix e Estaque. Quando decidiu viver definitivamente em Aix quando sua obra tornou-se completamente provençal. 

A maior inspiração foi a montanha de Sainte-Victoire, da qual ele pintou diversos quadros.

Photo by Nikolay Dimitrov/iStock / Getty Images

Em Aix-en-Provence, podemos visitar a cidade com os "pés" de Cézanne, passeando pelos lugares que ele costumava frequentar, incluindo uma visita no seu ateliê, que está da mesma maneira e assim podemos ver de perto como criava o gênio do impressionismo.

Pelos passos de Cézanne, existe na calçada essa marca que vocês podem ver abaixo. É possível fazer a rota toda ou escolher alguns pontos de interesse a visitar, como a casa onde ele nasceu e onde ele morreu. Além de poder comer ou tomar algo no café que ele frequentava: Les Deux Garçons, em plena Cours Mirabeau - a avenida mais bonita e importante da cidade.

Pelos passos de Cézanne

O mapa dos passos de Cézanne pode ser pego no escritório de turismo da cidade. Ou então, é possível fazer um tour pago com um guia especializado. 

Office de Tourisme: Les Allées provençales, 300 avenue Giuseppe Verdi, Aix en Provence