Como ir de trem de Paris a Biarritz

foto: reprodução

Se eu tiver a oportunidade de ir de trem, eu sempre o escolho. Já falei isso por aqui, não é? Não custa repetir porque, muitas vezes, quando alguém lê:

-       duração da viagem de trem: 5 horas
-       duração da viagem de avião: 2 horas

Pensa: “Nossa, mas é muito mais rápido ir de avião. Vou de avião, né?” Não necessariamente.  Pra ir de trem, saímos geralmente do centro da cidade que estamos até o centro da cidade de destino. Fora isso, só precisamos estar uns 20 minutos antes da partida, sem precisar fazer check in e ainda com a possibilidade de levar malas sem custo adicional (neste caso, duas e nosso equipamento de surf) .

Quando viajamos de avião, os aeroportos ficam um pouco mais distantes do centro, temos que chegar bastante tempo antes, pagar por malas adicionais (neste caso, pagaríamos mais pelas pranchas) e uma séries de outras coisas que eu não acho práticas quando voamos – como o desconforto dos assentos e a impossibilidade de dar uma voltinha pra esticar as pernas.

No final das contas, pra mim, além de perder o mesmo tempo de viagem, ainda encontro muito mais praticidade no trem. Pensem nisso na próxima vez que forem escolher um ou outro.

IDTGV

O nosso trem saiu da Gare de Montparnasse, uma estação confortável, pequena e não muito lotada, ainda mais compararmos a outras gares parisienses (como a de l’Est ou du Nord). Rapidinho chegamos ao nosso vagão e voilà.

foto: reprodução

A viagem até Biarritz dura aproximadamente 5 horas e passamos por algumas cidades lindas, como Bordeaux. Por sinal, estou pensando em ficar uma noite na volta e conto tudo por aqui

Dica pra quem viaja de trem: eu contei no snap, na hora da viagem, mas repito aqui. Podemos escolher o sentido em que vamos sentados: se vamos no sentido que o trem viaja ou de costas para o caminho. Eu, agoniada da maneira que não gostaria de ser, não suporto viajar de costas. Se vocês forem agoniados também, não esqueçam de reservar o assento certo. O serviço é gratuito, mas muita gente não sabe ou esquece.

O trem é bem aconchegante e tem toaletes em quase todos os vagões. É bem limpinho – normalmente, né? Não posso me responsabilizar por todos, hehe. Vou mostrar umas fotinhos de como ele é, tiradas do site deles.

foto: reprodução

Chegando em Biarritz, logo na saída da estação, há um ônibus que nos leva ao centro da cidade e custa 2 eurinhos, apenas. A viagem dura uns 15 minutos.