Dos Cielos e os queridos irmãos Torres

Sempre coloquei na minha cabeça: fora do caminho, pra que vou sugerir o Dos Cielos pros meus clientes que passam pouco tempo em Barcelona? Que bobinha eu fui,

Já tinha lido críticas em relação aos irmãos e seus restaurantes onde não estão sempre presentes (São Paulo, por exemplo) e não tinha vontade de visitar o quase-ao-lado Dos Cielos. Bobinha e, agora, preconceituosa fueeeen! :(

Numa reviravolta louca, já que estou partindo de Barcelona pra novas experiências e aventuras, resolvi fazer uma das despedidas aí, com eles, provando o mais novo menu de degustação de outono.

Pra começo de conversa, o Dos Cielos é o restaurante dos irmãos Torres, Javier e Sergio. Um restaurante que tem uma estrela Michelin e fica no 24º andar do Hotel Meliá Sky, em Barcelona. 

Logo que chegamos ao 24º andar, somos recebidos calorosamente pela hostess (que eu até abracei no final de tão fofa que ela era), que nos levou diretamente para cumprimentar os hermanos, simpaticíssimos. O ambiente é muito agradável, a decoração clean e de muito bom gosto. Mas o melhor ainda estava por vir e surpreender.

Uma das pessoas que nos serviu era uma moça catalã que ensaiava um português charmosinho, já que tem aulas. Isso nos aproximou e ela me convidou para falar sobre o Brasil com os chefs. Eles são muito simples, simpáticos, humildes e talentosíssimos (acho que vem uma segunda estrela por aí).

Eu e os irmãos Torres

Eu e o Duncan resolvemos pedir o menu de outono com a "maridaje" de vinhos, onde cada vinho vem em harmonia com os pratos. 

Tomates y capellanes

Essa areia negra é uma delícia! Negra malta com pão ralado

Pra acompanhar os aperitivos...


AS surpresas começam: Biscoito de Polvilho

Dá pra acreditar que eles começam a incluir ingredientes do Brasil no menu? Eu morri de amor. Mas o melhor está por vir.

5 tipos de pães deslumbrantes (haha) feitos por eles. Amo pão, mas evito. 

As algarrobas de Collserola (abaixo) foram uma surpresa. Não sei se consigo eleger o melhor dos pratos, mas este, em especial, me marcou. 

Algarrobas de Collserola


Granizado de tomares, aceitunas y salazones

Berenjena frita, coriandro, comino y verdolagas

O prato de Berinjela na brasa era lindo, delicado e saboroso. Além da Berinjela, pele de batatas, alho, pimentão vermelho, amaranto, mostarda, especiarias, e o centro dela, macio e cremoso. De babar!

Abaixo, o  Ajo Negro de Las Pedroñeras. Um alho com denominação de origem, o melhor alho da Espanha :O A origem do alho é japonesa e ele é fermentado 40 dias a 60 graus. Este tipo de fermentação multiplica as propriedades saudáveis pro nosso organismo.

E agora, veio o mais inesperado. O prato que mais me surpreendeu e que me deixou abismada! Me explico, sou de Belém do Pará e existem ingredientes típicos da nossa gastronomia que só existem aí, como o Jambú. Gente, tinha jambú num dos pratos, como não amar los hermanos Torres? :) 

O prato em si não foi o mais bonito, em termos de apresentação, mas sem dúvida, foi o que mais me deixou surpresa e feliz. 

Carabinero de Huelva, Algas, Pepino y Estragón.

Ahhhh! Jambú!


Cabrito lechal a la brasa, albaricoques, anchoas y migas de pan

A versão deles para o Gin Tonic: drink muito da moda em Barcelona e em diversas partes do mundo ;)

Quando eles me ganharam de vez... Os Torres sempre usam a sobremesa final como surpresa e a chamam de La Joya. Ela vem numa caixinha e quando abrimos, voilà. Só que eu acredito que escolhi o menu perfeito pra degustar (a estação perfeita, no caso): a sobremesa final era bombom de cupuaçu! Eu quase enfartei de amor <3

E pra finalizar, um pouco do ambiente do terraço. Preciso dizer mais alguma coisa? Imperdível!

 

Informações:
Dos Cielos
Carrer de Pere IV, 272 - 286, 08005
Telefone: +34 933 67 30 70
http://www.doscielos.com/