Casa Martí - Els 4gats

Um centro de modernismo

Esse é meu xodó heheh! Escondido pelas pequenas ruas do bairro gótico, em Barcelona, o café-restaurante que possui 115 anos ocupa o palácio Casa Martí. Um verdadeiro charme modernista que vem com histórias e projeções culturais que fizeram deste lugar um ícone em Barcelona.

Sabia que foi aqui que Picasso teve sua primeira exposição? Mas não era só Picasso quem frequentava o local, vários intelectuais da Barcelona boêmia e modernista se reuniam aí, com suas tertúlias cotidianas, nos finais do século 19. Gaudí, por exemplo, era um grande frequentador :) O El 4Gats era a porta de entrada a Barcelona para vários artistas vindos de toda a Europa e é um herdeiro deste legado de encontros literários, musicais e artísticos que ocorreram ali – Barcelona foi o berço das belas artes, num determinado momento.

A Casa Martí foi construída na calle Montsió por Puig i Cadalfach em 1896 com um ar proposital de castelo medieval. A fachada, inspirada no gótico europeu, mescla com vários elementos do próprio estilo modernista catalão. Na entrada, um desenho do próprio Pablo Picasso – a capa do cardápio – nos convida a entrar no restaurante fundado por Pere Romeu, Santiago Rusiñol, Ramón Cases e Miguel Utrillo. Dentro do restaurante também há vários desenhos e quadros dos mesmos.

O bar do 4gats

Na parede o quadro de Ramón Casas: Ramón Casas y Pere Romeu en Tàndem

O restaurante


O nome:

“4Gats” é uma expressão catalã que significa “só algumas pessoas” e o nome Els Quatre Gats foi derivado deste dizer. Os fundadores que citei um pouco mais acima também escolheram este nome como uma homenagem ao “Le Chat Noir”, o famoso cabaré parisiense.

Curiosidades:

A capa do menú foi feita por Picasso, quando ele tinha 18 anos.

Vocês assistiram ao filme do Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona”? Esta cena abaixo foi filmada lá!


Yummy!

 

Mais informações:

Serve-se gastronomia mediterrânea a qualquer hora do dia.

Aberto: Todos os dias da semana de 10am até 1am

Localização: Montsió, 3, 08002 Barcelona

Como chegar: Metro L1 e L3, parada Catalunya e L4, parada Urquinaona. Ônibus 16, 17, 19, 40, 41, 42, 45, 55 y 141. Barcelona Bus Turístic, parada Pl. Catalunya.

Telefone: 93 302 41 40
e-mail: info@4gats.com