Óleo de Argan: o ouro líquido do Marrocos

O solo marroquino tem algumas riquezas e, entre elas, há uma que é cobiçada pelo mundo inteiro por ser uma espécie de joia da natureza: o óleo de Argan.

O óleo de ouro do Marrocos – e já eu explico o motivo de ser chamado de ouro – é extraído da semente do fruto da árvore de Argania Espinosa, uma árvore típica da região sudoeste do país. Esta área é desértica e foi declarada patrimônio florestal mundial da humanidade.

E qual o motivo de ser o ouro líquido marroquino? Além de raro,  o óleo possui diversos benefícios e pode ser utilizado como cosmético, na culinária ou mesmo para auxílio em alguns problemas de saúde. Por ser raro, é caro! Pra conseguir um litro de óleo são necessários mais ou menos 100 kg de sementes da Argania.

E vamos ao processo de extração.

Vocês viram que eu postei as cabras na árvore no facebook e no instagram? Se não viram, não tem problema. Tá aqui de novo!

Cabras na árvore e eu turistando haha

Cabras na árvore de Argania

Nhoim!

As cabras famintas (e sem ter o que comer no solo) sobem à árvore por questão de sobrevivência. Comem o fruto da Argânia (parece até uma azeitona) e cospem a semente, que será levada a uma das inúmeras cooperativas financiadas pelo governo marroquino. Nestas cooperativas, mulheres viúvas ou divorciadas trabalham no processo de produção.

No processo tradicional, usa-se bastante trabalho manual, seja pra escolher as sementes ou para esmaga-las. Depois de recolher as sementes e coloca-las para secar, as moças pressionam as mesmas nestes aparatos da foto abaixo durante uma hora para conseguir obter o óleo.

Moças na cooperativa: escolhendo as sementes para secar

Amêndoas que acabaram de ser tiradas da semente e que servirão para o óleo como cosmético

Para conseguir o óleo com fins terapêuticos e como cosmético, as sementes são moídas naturais, depois de secas. Para obter o óleo usado na alimentação, as sementes são tostadas. Quando esfriam são moídas e prensadas da mesma forma. O cheirinho da semente tostada é ó: delícia!

Sementes tostadas que servirão para o óleo comestível

As sementes são colocadas no buraquinho e, durante uma hora, ela vira esta alavanca pra extrair o óleo. 

Preciso enfatizar que para conseguir todos os benefícios do óleo, seja qual for o fim escolhido, é necessário que este esteja em sua forma 100% pura, virgem. Não adianta vir misturado com outros tipos de óleo que não vai ter o mesmo efeito, ok? Mais um motivo pra ser o óleo de ouro.

Dentro da cooperativa, eu provei o óleo como azeite e como se fosse uma pastinha, do mesmo jeito que comemos pasta de amendoim. Nossa! Comi com o pão árabe que eles oferecem lá e ficou DIVINO! 

Foto da pasta de Argan. Saboroso! 

Com o que sobre das sementes, elas fazem sabonetes que são ótimos pra exfoliação.

Os benefícios

Presta atenção aí porque são muitos os benefícios. Dá vontade de levar óleo de Argan pra todo mundo de presente haha. Oxalá se eu fosse rica! Iam rolar altos presentes de natal ;)

Aqui no Marrocos, o óleo é utilizado na dieta e ajuda em parte da medicina tradicional. Me explico! Quando usamos  na cozinha, é permitida a regularização do colesterol através do teor de acido oleico. Diversos estudos por aqui afirmam que duas colheres de sopa por dia, durante um mês, são suficientes para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Algumas das outras propriedades do “menino” são a antioxidante, anticancerígena e redutora de hipertensão. Os estudos também dizem que ajuda na digestão, reduz dores musculares e estimula a capacidade cerebral. Bom, eu tenho mais um mês aqui, vou me utilizar como cobaia e vumbora ver no que dá.

Em relação à sua utilização no corpo e cabelo, Salaam Aleikum, Marrocos! O óleo é utilizado no tratamento de rejuvenescimento das células da pele do rosto e corpo, fortalece as unhas (preciso disso!) e hidrata os cabelos, já que possui vitaminas A, D e E e tem poderes reparadores e antioxidantes. Além do brilho e do toque sedoso, a hidratação repara os fios danificados.

Já percebeu o motivo de o chamarem de ouro líquido?

Parece que é publipost, né? Mas não é! Não fui paga pra escrever nada disso :)

Está é a associação que visitei. Fica entre Marrakech e Essaouira. 

Como usar

  • Cuidados da pele: aplicar o óleo de Argan uma hora antes do banho
  • Cuidados das unhas: aplicar o óleo de Argan com suco de limão antes de deitar-se
  • Cuidados do cabelo: aplicar diretamente como se fosse um "serum" (algumas gotinhas nos cabelos úmidos ou secos) ou então, de forma mais intensa como hidratação 30 minutos antes da lavagem

Alguns dos produtos vendidos na cooperativa

Dicas da mayroca

Se a visita ao Marrocos incluir somente Marrakech, é melhor combinar com o Riad ou Hotel que estão hospedados para que um chauffeur os leve para um bate-volta. O Bate-volta pode ser somente pra visitar a cooperativa ou pode incluir Essaouira (e já vem um post sobre a cidade aqui no site). 

Se Essauoira estiver incluída na viagem, é só combinar a parada com o motorista da van/carro que vocês usarão como meio de locomoção.


Assous Argane
Douar chihimate cercle Ounagha Com.
Rua Lahssinate Province d’Essaouira (3Km depois de Hanchane à direita)
Tél. : 06 61 18 03 44 / 06 61 34 59 96
E-mail : contact@assoussargane.com