Europa,  Papos Contingentes,  Viagens

11 curiosidades sobre Estocolmo

O mínimo que poderia dizer é que é uma cidade convidativa. Uma cidade altamente desenvolvida, mas que consegue manter o charme do passado. Com uma diversidade cultural imensa, Estocolmo muda a atmosfera enquanto vamos mudando de bairro.

1. O transporte público de Estocolmo é maravilhoso. É melhor comprar bilhetes para longos períodos (entre 24 horas e 7 dias) que servem pra tram, ônibus, trem e metrô.

2. Os bairros me surpreenderam pela capacidade de mudar bastante entre um e outro. Os monumentos históricos e os edifícios são extremamente preservados! Enquanto o Gamla Stan reúne o maior número de turistas e lembra cidades medievais, o Södermalm é bem mais modernete.

3. O metro de Estocolmo é considerado um dos mais bonitos do mundo e é utilizado como galeria de arte já que durante o ano abriga diversas exibições.

4. A maioria da população de Estocolmo trabalha na área de serviços (o que chega a representar mais de 85% dos habitantes). Por isso…

5. Como a cidade quase não possui indústrias, é considerada uma das mais limpas da Europa e do mundo. Maaaas, a minha impressão ficou de que a ausência de poluição não significa a completa educação da população. Encontrei muitas caquinhas de cachorro pelas ruas.

6. Ao contrário do que eu esperava, encontrei muitos, muitos moradores de rua pedindo esmola.

7. Os suecos são bem educados, mas também são mais secos. E isso eu comecei a perceber por uma família sueca que conheci no trajeto do aeroporto a estação central. Vim conversando com ela durante os 20 minutos e ela me alertou: Eu acho que nós somos um pouco rudes.

8. Assim como nas escolas, nas casas também é preciso tirar o sapato pra entrar <3

9. Mais ou menos 40% da cidade de Estocolmo é composta por regiões verdes e parques lindos. O restante é dividido entre água e locais urbanizados. Vale lembrar que Estocolmo é dividida entre 14 ilhas e ilhotas ligadas por 57 pontes.

10. Nos supermercados suecos, só vendem cervejas e cidras de até 3,5% de álcool. Isso tudo se deve a grande porcentagem de alcoolismo que o país vivia antigamente. O único lugar onde é possível comprar vinhos e destilados com seus normais valores é a Systembolaget, um monopólio estatal de bebidas alcóolicas com diversas lojas (parecem um supermercado) por toda a Suécia. A rede de lojas abre de segunda até sábado de tarde e tem algumas medidas próprias para que o consumo do álcool não seja incentivado. É claro que em bares e restaurantes é possível comprar vinhos e destilados para o consumo imediato – é proibido comprar pra levar pra casa.

11. O dia mais longo do ano dura mais ou menos 20 horas e 37 minutos (uau!). Por isso que eu tomei um susto quando amanheceu logo depois das duas e meia da manhã. Enquanto isso, o dia mais curto tem a duração de um pouco mais de 6 horas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *