Barceloneta

Barceloneta foi a minha segunda casa, em Barcelona. Quando falo de segunda casa, digo que foi o segundo bairro que morei, onde vivi na minha segunda e terceira casinha na cidade. Era uma festa.

Logo no início, morei num bairro afastado do centro e da animação, já que vim direto de Paris, sem saber muito bem onde escolher apartamento. Depois de uns meses passando um pouco de perrengue (hahaha!), eis que finalmente me mudei pra aquele bairro que era uma animação só, todos os dias da semana. 

Eu nem falo só de festas, de balada. O que eu buscava mesmo eram dias legais, pessoas passeando de patins e skate pela rua, famílias saindo para "tapear", movimento, jovens, idosos, crianças correndo. Era isso! Restaurantezinhos a serem descobertos, bares de tapas que se multiplicavam, mercadinhos e, CLARO: a tão sonhada praia. 

O tempo passou e eu continuei amando morar ali. Minha rua era bem tranquila, já conhecia o padeiro, o paquistanês da esquina, tinha meu barzinho favorito. Comprava sempre frutas com a fruteira japonesa, pegava minha bicing da estação da praça e ia pra onde quisesse. ADORAVA correr pela praia, andar de patins e até comprei meu primeiro skate. Até ao trabalho, eu conseguia ir andando, sempre observando as roupas estendidas nos varais das sacadinhas e as velhinhas, ainda de bob no cabelo, conversando em frente às suas casas.

Detalhe das casinhas da BCNeta

Sacadinhas da Barceloneta

E onde eu quero chegar com toda essa exposição da minha experiência pessoal na cidade? Quero dizer que Barceloneta é um bairro incrível, maravilhoso pra quem quem se hospedar perto da praia e do centro ao mesmo tempo. É claro que há de saber escolher bem a rua pra não deixar o barulho atrapalhar, mas tirando isso, Barceloneta é uma delícia. 

O que eu não curto mesmo é a praia da Barceloneta, onde toda a muvuca se encontra, juntando com as massagistas que passam a cada segundo oferecendo massagem e os paquis vendendo cervesa beer. Há muito guiri desavisado e muito furdunço. Me pergunto: pra quê eu ia pegar praia aí? Não, não. É legal pra dar uma volta, pra aproveitar o antigo bairro de pescadores, alguns dos restaurantes (alguns... outros são "pega-turista"), ver as pessoas praticando esporte. É ótima também fora de temporada, só pra colocar a cara no sol. 

Existem praias muito mais legais na cidade. Na parte da Barceloneta mesmo, há a praia de San Sebastian, que é um pedacinho logo em frente ao hotel W. As minhas preferidas são Bogatell (pra quem quer ver e ser visto, haha), Mar Bella e Nova Mar Bella - que são muito mais limpas e frequentadas por quem já conhece BCN um pouco mais. 

No verão, muvuca em quase todas as praias. Escolha a de areia mais extensa 

Quando eu tomei um banho na San Sebastian: tranquilidade.

Igrejinha do bairro e o céu azul

Descanso suave

Playa para todos na Barceloneta. Até para os pombos