Belfast
Belfast
Compacta e pitoresca, a vitoriana cidade da Irlanda do Norte tem uma história de conflitos e vive um presente vibrante. Com menos de 280 mil habitantes, Belfast desafia os visitantes e oferece mais atrações do que podemos imaginar.
Capital da Irlanda do Norte desde quando esta tornou-se uma entidade política autônoma (1921), Belfast mostra o período conturbado de sua historia em atrações turísticas bem particulares, como os muros políticos e o hotel Europa, conhecido como o mais bombardeado da Europa ocidental.
Entretanto, não é só de resquícios de conflitos entre unionistas (protestantes) e separatistas (católicos) que vive a cidade. Sem sombra de dúvidas, a charmosa capital merece maior atenção.
Locais de interesse
O centro da cidade é uma mistura impressionante de arquitetura vitoriana, eduardiana e georgiana. Passear pelas ruas do revitalizado centro pode ser considerada uma experiência e tanto.
Com uma mistura de muitos pubs e igrejas por metro quadrado, a exploração da cidade se dá de uma maneira facílima. A locomoção é bem simples e existem várias ruas no centro que são somente de pedestres, o que facilita a visita de alguns edifícios importantes como o City Hall, um dos símbolos de Belfast que ocupa a Donegall Square inteira; e o Albert Clock, uma torre nitidamente torta com um relógio no topo em homenagem ao Príncipe Alberto.
Titanic Belfast:
Aberto em março de 2012, o museu é composto por 9 galerias com várias dimensões de exibição, unindo efeitos especiais, reconstruções em larga-escala com inovadoras formas de exploração da historia do tão famoso Titanic – navio que foi construído em Belfast e naufragou em 1912 nas águas do oceano Atlântico.
O passeio é bem interessante, já que a história é contada de uma maneira interativa desde a construção do navio até os dias de hoje, com direito a uma exploração direta do fundo do mar.
Preço: o preço normal é de14,75 pounds
Onde: Queens Island, Belfast BT3 9DT, UK
Telefone: + 44 28 9076 6386
The Dock:
A alguns metros da experiência do Titanic, The Dock é um projeto que chama a atenção por ser e fazer diferente.
Você entra, faz sua bebida, pede um café ou escolhe algo que está no menu do dia, como sopas ou bolos. Até aí, tudo normal, não é? A diferença está na hora da conta, onde você só paga o que acha que deve pagar, se achar que deve. Há uma caixa da honestidade onde os clientes colocam a quantidade que acham justa. Além disso, o lugarzinho é bem charmoso e possui exibições de fotos, fatos sobre o próprio Titanic e investe em novos artistas.
Black Taxi tour: Se um dia você pensou que somente Berlim teve um muro de separação, enganou-se. A diferença entre os muros da capital alemã e de Belfast é que aqui ele ainda está de pé e separa os católicos dos protestantes, literalmente, até hoje.
Politico, religioso ou social, o tour é surpreendente e, por diversas vezes, nos provoca sentimentos de indignação. São mais de dois mil murais espalhados pela cidade e, durante todo o percurso, o “taxista” dá uma aula de história e nos ajuda a entender diversos momentos dos conflitos, passando por lugares bombardeados e contando historias como a de Bobby Sands – um voluntário do IRA que morreu na prisão quando fez uma greve de fome.
O inicio do passeio é no Solidarity Wall, seguindo para a Fall road (o reduto dos católicos); e termina em Shankill Road, onde está a maior concentração de protestantes.
Onde: A principal empresa que proporciona este tipo de tour é a Belfast Tours. Basta ligar e combinar com o guia para acertar o local de encontro e a hora.
www.belfasttours.com
taxitours@msn.com
Telefone: +44 02890 642264
Preço: Os preços variam de acordo com a quantidade de passageiros. Se é um ou são dois, fica 25 pounds para cada. A partir de 3 passageiros, o preço cai para 10 pounds cada.
Para comer e beber no bairro da moda
Pequenina, Belfast é um convite para passeios a pé. No final do dia – já que o clima não é muito favorecido – por que não explorar as ruas, pubs e restaurantes?
Há alguns anos, o point gastronômico de Belfast tem girado em torno do Cathedral Quarter. Localizado na parte norte, está repleto de bares design e restaurantes premiados, transformando em “dificuldade” a escolha da noite, dentre tantas alternativas.
No meio das várias opções de restaurante, o Made in Belfast é um destes que vive LO-TA-DO desde a hora de abertura até o final do expediente. Motivos para isso não faltam: uma decoração cool, garçons simpáticos, comida boa e um ambiente muito agradável. Indispensável fazer reserva.
Endereço:
Cathedral Quarter
Talbot St, Belfast BT1 2QH, United Kingdom
Telefone:+44 28 9024 4107
Jantar no Made in Belfast
Detalhe da decoração do Made in Belfast
“The Spaniards” é o bar do momento e parada obrigatória. Muito bem frequentado e sempre cheio, o pub tem música ao vivo, 2 andares, bebida barata de qualidade, comidinhas espanholas e um ambiente bem eclético. Tá explicado!
Cathedral Quarter
3 Skipper St, Belfast, County Antrim BT1 2DZ, United Kingdom
Telefone: +44 28 9023 2448
Para fechar a noite com chave de ouro, siga para o imponente Merchant, que está a 5 minutos a pé do Spaniards. O hotel possui alguns bares e restaurantes, cada um com seu toque de requinte. Em um destes bares, o Berts, ainda há mais um detalhe: jazz ao vivo com cantores famosos no país que trazem um toque mágico e nos remete aos anos 20.
Endereço:
Cathedral Quarter
Merchant Hotel
16 Skipper Street
Belfast Northern Ireland
BT12DZ
Telefone: +44 (0) 28 9023 4888
Jazz no Berts – um dos bares do Merchant Hotel